Enem 2008
AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO E APLICAR PESADAS MULTAS ÀQUELES QUE PROMOVEREM DESMATAMENTOS NÃO-AUTORIZADOS.
Ferreira
31/08/2008
Primeiro era uma civilização primitiva acostumada com os prazeres, vantagens e benefícios que uma vida cem por cento adaptadas aos recursos naturais pode oferecer. O envolvimento constante e ininterrupto com a manutenção e conservação do meio ambiente, proporcionava as civilizações indígenas excelente qualidade de vida, pois suas atividades dentro da floresta, obedeciam a um ciclo de desenvolvimento vital para homens, animais e vegetais. O índio era parte do quadro natural de um complexo de recursos que estavam presentes em tudo que se relaciona com os quatro elementos fundamentais a vida e essenciais para o equilíbrio do eco-sistema, que são: água, terra, fogo e ar.
Vitimada pelo pacote de fatores excessivamente desfavoráveis a sua sobrevivência e altamente prejudicial para a evolução da consciência humanitária, a civilização indígena foi incapaz de enfrentar o desafio de se opor a ganância pelo poder financeiro, religioso, político, tecnológico, cientifico e inter-cultural que estava entranhado na fúria de seus invasores.
O meio ambiente também é incapaz de proteger-se desta fúria, porém reage das formas mais preocupantes que se pode imaginar trazendo conseqüências catastróficas como: seca, inundação, terremotos, ciclones, tufões, geadas e toda sorte de desequilíbrio que se constitui em tragédias naturais.
O desmatamento é um dos fatores contidos no pacote de devastação. Como disse Vital Faria (musico paraibano) “pois mataram o índio que matou poceiro que matou grileiro disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro roubou seu lugar”.
Além de ações urgentes para a conscientização da população mundial sobre a importância da preservação da floresta e do meio ambiente, multar seria algo razoável para o inicio do processo de regressão do avanço destrutivo e descontrolado que pode despejar a raça humana do planeta terra.
Ferreira
O VIOLÃO
o mais popular de todos os instrumentos
Marcadores
- Arte poetica (12)
- ARTE VISUAL (2)
- AULAS (1)
- Coleção Folha CLASSICOS DO JAZZ (2)
- EVENTOS (2)
- Música (48)
- OUTROS POETAS (23)
- QUE SOM É ESSE? (10)
- Reflexões (6)
AOS AMANTES DO VIOLÃO E DA MÚSICA
10 RAZÕES SAUDÁVEIS para
se tocar violão.
1) Seu Humor SEMPRE lá em cima - Tocar Violão reativa o
bom humor
2) Estresse lá embaixo - Foi comprovado cientificamente que
tocar violão como entretenimento torna as pessoas menos
estressadas.
3) Desempenho escolar nota 10 - Alunos de ensino médio que
estudam violão têm melhores resultados na escola. Segundo
pesquisas recentes feita nos Estados Unidos.
4) Mais saúde e Auto-Estima - Médicos apoiam o uso da
música como forma de reativar (melhorar) a auto-estima e
colaborar para a recuperação de doenças graves.
5) Racicínio Elevado - Estudos da Universidade da
Califórnia mostram que após oito meses de lições de violão,
crianças obtiveram alta de 46% no raciocínio espacial.
6) Fazer novos amigos - Tocar violão promove o
relacionamento social, por meio de atividades em grupo, na
comunidade, em sua igreja, entre amigos, reuniões etc.
7) Superar desafios - Aprender a tocar violão estimula a
superação de desafios.
8) Estimula a criatividade - A prática diária estimula o
desenvolvimento de nossa criatividade.
9) Ser jovem para sempre - Tocar violão possibilita o
relacionamento entre pessoas de diferentes idades pelo
mesmo objetivo. Melhorando principalmente relações
familiares.
10) Cérebro desenvolvido - Pessoas que tocam algum
instrumento compreendem melhor a matemática, literatura,
contagens de espaço e tempo, entre outros.
Todas as RAZÕES para tocar violão são resultados de um
Estudo feito recentemente pela universidade da
Califórnia EUA.
Fonte: Revista Música & Mercado FEV 2007
se tocar violão.
1) Seu Humor SEMPRE lá em cima - Tocar Violão reativa o
bom humor
2) Estresse lá embaixo - Foi comprovado cientificamente que
tocar violão como entretenimento torna as pessoas menos
estressadas.
3) Desempenho escolar nota 10 - Alunos de ensino médio que
estudam violão têm melhores resultados na escola. Segundo
pesquisas recentes feita nos Estados Unidos.
4) Mais saúde e Auto-Estima - Médicos apoiam o uso da
música como forma de reativar (melhorar) a auto-estima e
colaborar para a recuperação de doenças graves.
5) Racicínio Elevado - Estudos da Universidade da
Califórnia mostram que após oito meses de lições de violão,
crianças obtiveram alta de 46% no raciocínio espacial.
6) Fazer novos amigos - Tocar violão promove o
relacionamento social, por meio de atividades em grupo, na
comunidade, em sua igreja, entre amigos, reuniões etc.
7) Superar desafios - Aprender a tocar violão estimula a
superação de desafios.
8) Estimula a criatividade - A prática diária estimula o
desenvolvimento de nossa criatividade.
9) Ser jovem para sempre - Tocar violão possibilita o
relacionamento entre pessoas de diferentes idades pelo
mesmo objetivo. Melhorando principalmente relações
familiares.
10) Cérebro desenvolvido - Pessoas que tocam algum
instrumento compreendem melhor a matemática, literatura,
contagens de espaço e tempo, entre outros.
Todas as RAZÕES para tocar violão são resultados de um
Estudo feito recentemente pela universidade da
Califórnia EUA.
Fonte: Revista Música & Mercado FEV 2007
sábado, 3 de janeiro de 2009
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
O desafio
O desafio de se conviver com a diferença
A sociedade contextualizada em diversas civilizações reconhece e incentiva os vários tipos de manifestações culturais, políticas e religiosas no planeta. De pólo a pólo na terra convive-se com as mais diferentes formas de pensamento e comportamento individual e coletivo.
Embora tudo isso seja afirmações constatadas através de inúmeros canais científicos, existe um grande paradóxo neste quadro, que se visualiza através dos tempos e épocas.
Ao mesmo tempo que seres humanos toleram a existência da diversidade racial, em todo o tempo ouvimos noticias de ocorrências violentas que envolvem situações de racismo. Da mesma forma somos atacados todos os dias por noticias de situações que envolvem intolerância pela opção sexual de homens e mulheres no mundo inteiro.
Na historia da humanidade apenas um exemplo de força e perseverança e fé, foi capaz de vencer o desafio de se conviver com a diferença em todos os níveis imagináveis, Jesus Cristo conviveu com todos os tipos de homens e mulheres, transitou em todas as linhas filosóficas, políticas e religiosas. Respeitou e amou a todos e rompeu com todas as barreiras do tempo, permanecendo até hoje, a sua lição para se vencer todos os desafios.
O amor...
Adilson Ferreira Dos Santos
(Enem 2007)
A sociedade contextualizada em diversas civilizações reconhece e incentiva os vários tipos de manifestações culturais, políticas e religiosas no planeta. De pólo a pólo na terra convive-se com as mais diferentes formas de pensamento e comportamento individual e coletivo.
Embora tudo isso seja afirmações constatadas através de inúmeros canais científicos, existe um grande paradóxo neste quadro, que se visualiza através dos tempos e épocas.
Ao mesmo tempo que seres humanos toleram a existência da diversidade racial, em todo o tempo ouvimos noticias de ocorrências violentas que envolvem situações de racismo. Da mesma forma somos atacados todos os dias por noticias de situações que envolvem intolerância pela opção sexual de homens e mulheres no mundo inteiro.
Na historia da humanidade apenas um exemplo de força e perseverança e fé, foi capaz de vencer o desafio de se conviver com a diferença em todos os níveis imagináveis, Jesus Cristo conviveu com todos os tipos de homens e mulheres, transitou em todas as linhas filosóficas, políticas e religiosas. Respeitou e amou a todos e rompeu com todas as barreiras do tempo, permanecendo até hoje, a sua lição para se vencer todos os desafios.
O amor...
Adilson Ferreira Dos Santos
(Enem 2007)
Ivanira, de Adilson Ferreira
IVANIRA
Ferreira
Imagem penetrante e poderosa
Vigiando todos os meus sentidos
Anjo voraz de movimento sutil
Nuvem de alegria envolvente e sedutora
Inspiradora mulher da minha oração
Rastreadora de emoções e desejos
Amor da minha vida
Ferreira
Imagem penetrante e poderosa
Vigiando todos os meus sentidos
Anjo voraz de movimento sutil
Nuvem de alegria envolvente e sedutora
Inspiradora mulher da minha oração
Rastreadora de emoções e desejos
Amor da minha vida
Carísma, de Adilson Ferreira
CARISMA
Ferreira
NEM A NOITE TEM TANTO MISTERIO
NEM O SOL BRILHA TANTO ASSIM
MAGESTOSO FEITO MEU CASTELO
DE PÚRPURAS E MANDARINS
E A CORTINA QUE ENVOLVE TEU VULTO
QUANDO ABRE ATRÁS DE MIM
REFLETE-TE NO MEU CABELO
COM ZELO DE COLIBRI
HABITA MEU REINO DE SONHOS
AQUECE MEU DOM DE FALAR
FAROLEIRO SOBRE TEU CAVALO
CLAREIA AS ONDAS DO MAR
EMBALA-ME TEUS OLHOS MAROTOS
TEU CANTO DE SERAFIM
NA SENDA DO MEU DESTINO
QUERO SER MENINO SEMPRE A RELUZIR
Ferreira
NEM A NOITE TEM TANTO MISTERIO
NEM O SOL BRILHA TANTO ASSIM
MAGESTOSO FEITO MEU CASTELO
DE PÚRPURAS E MANDARINS
E A CORTINA QUE ENVOLVE TEU VULTO
QUANDO ABRE ATRÁS DE MIM
REFLETE-TE NO MEU CABELO
COM ZELO DE COLIBRI
HABITA MEU REINO DE SONHOS
AQUECE MEU DOM DE FALAR
FAROLEIRO SOBRE TEU CAVALO
CLAREIA AS ONDAS DO MAR
EMBALA-ME TEUS OLHOS MAROTOS
TEU CANTO DE SERAFIM
NA SENDA DO MEU DESTINO
QUERO SER MENINO SEMPRE A RELUZIR
O SAPO VERDE ABACATE, de Adilson Ferreira
DEBAIXO DA PONTE
DENTRO DA PEDRA
HÁ UMA FONTE
MEU OLHO QUE VÊ
UM OLHO QUE ME VÊ
QUIETO, MELADO E COM PINTAS
A PEDRA SE MOVE
E A UMIDADE DO MATINHO QUE VIVE NA CERA DO BARRANCO ME ASUSTA
ENTÃO EU ME ENCOLHO NO BARULHO DAS ÁGUAS
E O VERDE DA PEDRA DORME NO MEU BARULHO
O VERDE TAMBÉM ME ASUSTA
E AS VEZES ACALMA
QUANDO VEJO O AZUL DE DOIS OLHOS NO VERDE
SINTO UM GOSTO DE ABACATE...
Fer
DENTRO DA PEDRA
HÁ UMA FONTE
MEU OLHO QUE VÊ
UM OLHO QUE ME VÊ
QUIETO, MELADO E COM PINTAS
A PEDRA SE MOVE
E A UMIDADE DO MATINHO QUE VIVE NA CERA DO BARRANCO ME ASUSTA
ENTÃO EU ME ENCOLHO NO BARULHO DAS ÁGUAS
E O VERDE DA PEDRA DORME NO MEU BARULHO
O VERDE TAMBÉM ME ASUSTA
E AS VEZES ACALMA
QUANDO VEJO O AZUL DE DOIS OLHOS NO VERDE
SINTO UM GOSTO DE ABACATE...
Fer
Assinar:
Postagens (Atom)