O VIOLÃO

O VIOLÃO
o mais popular de todos os instrumentos

AOS AMANTES DO VIOLÃO E DA MÚSICA

10 RAZÕES SAUDÁVEIS para
se tocar violão.
1) Seu Humor SEMPRE lá em cima - Tocar Violão reativa o
bom humor
2) Estresse lá embaixo - Foi comprovado cientificamente que
tocar violão como entretenimento torna as pessoas menos
estressadas.
3) Desempenho escolar nota 10 - Alunos de ensino médio que
estudam violão têm melhores resultados na escola. Segundo
pesquisas recentes feita nos Estados Unidos.
4) Mais saúde e Auto-Estima - Médicos apoiam o uso da
música como forma de reativar (melhorar) a auto-estima e
colaborar para a recuperação de doenças graves.
5) Racicínio Elevado - Estudos da Universidade da
Califórnia mostram que após oito meses de lições de violão,
crianças obtiveram alta de 46% no raciocínio espacial.
6) Fazer novos amigos - Tocar violão promove o
relacionamento social, por meio de atividades em grupo, na
comunidade, em sua igreja, entre amigos, reuniões etc.
7) Superar desafios - Aprender a tocar violão estimula a
superação de desafios.
8) Estimula a criatividade - A prática diária estimula o
desenvolvimento de nossa criatividade.
9) Ser jovem para sempre - Tocar violão possibilita o
relacionamento entre pessoas de diferentes idades pelo
mesmo objetivo. Melhorando principalmente relações
familiares.
10) Cérebro desenvolvido - Pessoas que tocam algum
instrumento compreendem melhor a matemática, literatura,
contagens de espaço e tempo, entre outros.
Todas as RAZÕES para tocar violão são resultados de um
Estudo feito recentemente pela universidade da
Califórnia EUA.
Fonte: Revista Música & Mercado FEV 2007

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fé não tem nada a ver com religiosidade

ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sabaúna






Sabaúna...

Foi uma temporada linda, tudo era compensador desde o momento em que eu entrava no trem rumo a Sabaúna que é distrito de Mogi das Cruzes desde 27 de Dezembro de 1920 e possui 4500 habitantes e está trabalhando para se tornar um pólo turístico. Possuí grande qualidade de vida, poucos habitantes, e pouco tráfego de veículos, o que atrai moradores da Capital Paulista para o distrito. Abriga hoje várias fazendas e um setor industrial. Sabaúna vem da palavra Tamba Una em tupi-guarani e significa Concha Preta, tipo de concha muito comum no ribeirão guararema, que corta o distrito.

Pelo caminho ia apreciando as antigas estações de trem com arquitetura preservada do século XVIII. Ao chegar na estação cultural de Sabaúna, deparava-me com aqueles olhares ávidos por novidades, sedentos de conhecimento e hábeis em transparecer mistérios. Foi um período maravilhoso, do qual jamais vou esquecer. Uma experiência marcante por todos os detalhes físicos e naturais do lugar.

Para ir a Sabaúna, há ônibus que saem ao lado da Estação Ferroviária de Mogi das Cruzes e que passam também ao lado da Estação Estudantes. Fica à sua escolha a Estação onde você quer pegar o ônibus. As empresas de ônibus que prestam esse serviço se chamam Mito Turismo e Transcel, com as linhas 102, 103 ou 114. Estas são as linhas recomendadas pela facilidade e praticidade.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Viola enluarada

Viola Enluarada
Composição: Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle
A mão que toca um violão
Se for preciso faz a guerra
Mata o mundo, fere a terra
A voz que canta uma canção
Se for preciso canta um hino
Louva a morte
viola em noite enluarada
No sertão é como espada
Esperança de vingança
O mesmo pé que dança um samba
se preciso vai à luta
Capoeira
Quem tem de noite a companheira
Sabe que a paz é passageira
Pra defendê-la se levanta
E grita: Eu vou!
Mão, violão, canção, espada e viola enluarada
Pelo campo e cidade
Porta bandeira, capoeira
Desfilando vão cantando liberdade!
Quem tem de noite a companheira
Sabe que a paz é passageira
Pra defendê-la se levanta
E grita: Eu vou!
Porta bandeira, capoeira
Desfilando vão cantando liberdade, liberdade!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mercedes Sosa

Mercedes Sosa, 74, morre na Argentina

A cantora Mercedes Sosa faleceu aos 74 anos, neste domingo (4), em Buenos Aires, na Argentina. Ela estava internada desde 18 de setembro por causa de uma disfunção hepática. Porém, o quadro foi agravado com complicações cardiorrespiratórios.
Segundo o hospital Sanatorio de la Trinidad, onde Mercedes esteve internada, a intérprete sofria "disfunção renal progressiva". Em março deste ano ela já havia sido internada apresentando desidratação e pneumonia.
Mercedes é considerada uma das maiores cantoras argentinas. Este ano ela foi indicada à três Grammy Latino, pelo álbum "Cantora".

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ensino de música, agora é obrigatório

Projeto que torna ensino de música obrigatório é sancionado pelo presidente Lula

O projeto de lei que torna obrigatório o ensino de música na Educação Básica e que havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados foi sancionado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O único veto ficou por conta do artigo que previa que os professores contratados para lecionar música nas escolas tivessem formação específica. Tal formação já está implícita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/96.

Agora, estamos por conta de um longo processo até que a Educação Musical, de fato, assuma o seu lugar nos currículos escolares. A Lei nº. 11.769/2008, publicada no Diário Oficial de 19 de agosto de 2008, estipula um prazo de três anos para que os Sistemas de Ensino possam se adaptar a Lei.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Decifra-me, de Adilson Ferreira

Preciso fazer nesta cidade uma revolção
Pra resolver minha ansiedade ou minha paixão
Preciso deixar de viver
Atrás de você feito um cão
Eu já perdi a cabeça e até a razão

Tentei saber a matemática
Que seu mecanismo disfarça
Mas tudo que é feito de longe
Não leva perigo

A lógica é preciso para a transformação
Se durmo sonhando contigo
Acordo canção

Te dou o final desta história
Sem tregua mas com perdão
Decifra-me ou te devoro
Te mando pra longe e te adoro

sábado, 12 de setembro de 2009

TAMBORIM FOFOQUEIRO, de Adilson Ferreira

TAMBORIM FOFOQUEIRO

Adilson Ferreira

Um dia lá no morro eu falei brincando
Que nunca mais ia cantar um bom sambão
O cavaquinho ficou meio preocupado
E saiu desconfiado pra dizer ao violão
Esse instrumento como é muito companheiro
Não falou ao mundo inteiro
Disse só pro meu surdão
Por um descuido o reco-reco ouviu tudo
Disse logo a todo mundo
E começou a confusão
Minha cuíca se zangou ficou chorando
Pensando que o nosso samba estava mesmo se acabando
Minha maracá ficou bem entorpecida
E decidiu ir falar com o agogô
Agogô disse sozinho não resolvo
Vamos já descer o morro pra falar com o tambor
O tamborinho como é muito fofoqueiro
Foi dizer lá pro pandeiro que o batuque acabou...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um instrumentista (curiosidade)


Santisak Dulapitak, de 53 anos, treina sua iguana em sua casa, no subúrbio de Bangcoc. Há 20 anos ele prepara animais para aparecer em filmes e comerciais (Foto: Sukree Sukplang/Reuters)

Em imagem liberada nesta sexta-feira, iguana de dois anos segura guitarra de plástico 'sentada' numa cadeira.

Aqui o animal aparece sentado numa cadeira

Curiosidade (Um instrumentista)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Rafael Augusto

Rafael Augusto

Hoje senti algo tão forte e emocionante dentro de mim que fugiu totalmente ao meu controle. Uma voz, uma letra, uma melodia me transportou para lugares imaginários onde passei a visualizar cores, brisas, aromas e tudo com a essência e a leveza do natural e do espontâneo. De repente me vi na infância num quintal florido com gente ao redor mas ao mesmo tempo estava muito distante no futuro num palco iluminado com a magia da música envolvendo o cenário e as pessoas. Ele surgiu como quem não ia fazer nada e fez tudo, como quem não ia dizer nada e disse tudo... Calmo, simples, firme e decisivo as palavras saiam de sua boca e tomava o rumo certo levadas pela emoção ia direto ao coração e fazia de toda existência um único momento e os acordes da música passavam como paisagens naturais na janela do pensamento. Era um monólogo cantado e explicado em pormenores até que num determinado trecho do caminho musical emblemático recebe o apoio vocal de nada mais, nada menos que Pery Ribeiro que o seguiu de longe até a ultima silaba de CAMINHEMOS e o deixou reverberar no final dando a idéia de que a música continua dentro de cada um de nós e o caminho segue por ai afora, só que agora com um novo nome cintilando a ofuscar a visão e aquecer o coração dos apaixonados por música... Então caminhemos assim com Rafael Algusto nesta vida cumprida, estrada alongada onde partimos sempre a procura de alguém, ou a procura de nada...
Não, eu não posso lembrar que te amei
Não, eu preciso esquecer que sofri
Faça de conta que o tempo passou
E que tudo entre nós terminou
E que a vida não continuou pra nós dois
Caminhemos, talvez nos vejamos depois
Vida comprida, estrada alongada
Parto à procura de alguém, à procura de nada
Vou indo, caminhando sem saber onde chegar
Talvez que na volta, te encontre no mesmo lugar.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

GLOBALIZAÇÃO, ECONOMIA, ENFOQUE PRODUTIVO E ENFOQUE FINANCEIRO

GLOBALIZAÇÃO, ECONOMIA, ENFOQUE PRODUTIVO E FINANCEIRO.

Data: 01/09/2009
Adilson Ferreira dos Santos

Durante a minha infância ouvia muito a expressão “No futuro tudo será muito moderno”. Hoje estou vivendo o futuro do qual falava meus avós e meus pais. Dentro deste pacote chamado futuro, posso identificar algumas particularidades de sua composição, que retrata com fidelidade a descrição visionária que escutava nas rodas de conversa da minha contemporaneidade.
A característica fisionômica deste futuro destaca aspectos discutíveis que implicam em impactos na vida cotidiana da sociedade universal.
A globalização é o aspecto mais forte e contundente do caráter futurístico que estamos vivendo, pois, mascarada de revolução inovadora e integrativa da comunidade internacional, deixa escapar indícios de outra face sofismática com requintes de crueldade envolvendo a questão milenar da desigualdade, do preconceito, da miséria e do individualismo.
A economia também desempenha papel controverso no cenário da problemática convivência social entre pessoas, poderes e culturas.
Sob uma rígida análise do aspecto financeiro, as frágeis bases teóricas de pensadores científicos não se sustentam perante o conflito arrasador com a dura realidade.
O que se produz mesmo em grande escala para abastecer estoques existenciais no ser humano, são confusões ideológicas de cunho político e religioso gerando a demanda infinita pela conquista de elevadas posições de liderança ou comando estratégico para controle e ocupação de espaços individuais que se escapam do domínio induzido, na fuga pela liberdade, são rendidos surpreendentemente pela fúria devastadora da guerra.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Prêmio Multishow: Marisa Monte e Skank levam a melhor

Prêmio Multishow: Marisa Monte e Skank levam a melhor

Na noite desta terça-feira (18), o Prêmio Multishow prestigiou os melhores artistas da música brasileira de 2009. A cerimônia, comandada por Fernanda Torres, aconteceu no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de várias personalidades.
Marisa Monte e Skank foram os que mais faturaram prêmios no evento. Além dos grandes vencedores da noite, Karina Bach, Isis Valverde, Maitê Proença, Emanuelle Araújo, os músicos do Jota Quest, Malu Magalhães, Marcelo D2, Luiza Brunet, Danielle Winits e Cássio Reis estiveram por lá.
"Estou aqui de vestidinho e corpinho de 16 anos. 16 anos de 'Prêmio Multishow'", brincou Fernanda Torres, na abertura da premiação.
A atriz dividiu o palco com Little Joy, Arnaldo Antunes, Fresno, NX Zero e Strike, que foram responsáveis por agitar a festa no Citibank Hall. Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo, com o barrigão de sete meses de gestação à mostra, também se apresentaram.
Marisa Monte levou dois troféus para casa, o de Melhor DVD de Música e o de Melhor Cantora. A banda Capital Inicial recebeu o prêmio pelo Melhor Show ao Vivo e Vanessa da Mata de Melhor Música. O Skank também foi duplamente premiado. A banda venceu nas categorias Melhor Clipe e Iniciativa, pela utilização da internet na distribuição de seus materiais.
Já o prêmio de Melhor Cantor ficou para Seu Jorge; o NX Zero levou a estatueta de Melhor CD e a Banda Cine venceu como Artista Revelação.
O último prêmio da noite foi apresentado por Caetano Veloso e Moreno Veloso. "Cheguei por último porque a gente vai apresentar algo de muita importância', disse o cantor, ao anunciar que a banda Fresno havia ganho o prêmio de Melhor Grupo.
"Valeu todo mundo, valeu nosso público. Essa votação só aconteceu por causa de vocês", agradeceu o vocalista Lucas.
Marisa Monte também foi responsável por apresentar o homenageado deste ano pelo canal a cabo. "Ela é um orgulho para as mulheres. Ela foi fazer rock’n’roll, ela se meteu em um monte de homem", disse, ao anunciar a homenagem para Rita Lee.
Imagens de vários momentos da carreira da cantora, com narração de Beto Lee, foram apresentadas a todos que acompanhavam a cerimônia. Em seguida, Pitty e Gilberto Gil interpretaram os maiores sucessos de Rita, como "Ovelha Negra", "Mania de Você" e "Lança Perfume".
A cena que fechou o evento com chave de ouro foi a de Isabela, pequena neta de Rita, entrando no palco com Beto para entregar o troféu para a avó. "Eu vou ser sincera com vocês: preferia levar essa homenagem em dinheiro. Serveria para inteirar a cirurgia para arrumar minha 'asinha'", brincou a veterana, que usava uma tipoia no braço direito.

Fonte: MSN Entretenimento

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

10 razões SAUDÁVEIS para tocar VIOLÃO

10 RAZÕES SAUDÁVEIS para
se tocar violão.

1) Seu Humor SEMPRE lá em cima - Tocar Violão reativa o
bom humor

2) Estresse lá embaixo - Foi comprovado cientificamente que
tocar violão como entretenimento torna as pessoas menos
estressadas.

3) Desempenho escolar nota 10 - Alunos de ensino médio que
estudam violão têm melhores resultados na escola. Segundo
pesquisas recentes feita nos Estados Unidos.

4) Mais saúde e Auto-Estima - Médicos apoiam o uso da
música como forma de reativar (melhorar) a auto-estima e
colaborar para a recuperação de doenças graves.

5) Racicínio Elevado - Estudos da Universidade da
Califórnia mostram que após oito meses de lições de violão,
crianças obtiveram alta de 46% no raciocínio espacial.

6) Fazer novos amigos - Tocar violão promove o
relacionamento social, por meio de atividades em grupo, na
comunidade, em sua igreja, entre amigos, reuniões etc.

7) Superar desafios - Aprender a tocar violão estimula a
superação de desafios.

8) Estimula a criatividade - A prática diária estimula o
desenvolvimento de nossa criatividade.

9) Ser jovem para sempre - Tocar violão possibilita o
relacionamento entre pessoas de diferentes idades pelo
mesmo objetivo. Melhorando principalmente relações
familiares.

10) Cérebro desenvolvido - Pessoas que tocam algum
instrumento compreendem melhor a matemática, literatura,
contagens de espaço e tempo, entre outros.

Todas as RAZÕES para tocar violão são resultados de um
Estudo feito recentemente pela universidade da
Califórnia EUA.

Fonte: Revista Música & Mercado FEV 2007

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Música e terapia

Estudo mostra que variações musicais podem influenciar o corpo humano
Música clássica poderia servir de tratamento a pressão alta e problemas do coração
Por Stella Dauer
Essa é para quem sempre disse que quem canta os males espanta. Pesquisadores descobriram que o fluxo do sangue e as taxas respiratórias podem ser sincronizadas com música, e suas variações podem influenciar no corpo humano, relaxando-o ou excitando-o.
Luciano Bernardi, pesquisador de Medicina Interna da Universidade Pavia, na Itália, afirma que a música pode induzir mudanças no sistema cardiovascular. “Não é apenas a emoção que cria as mudanças cardiovasculares, mas este estudo sugere que também o oposto pode ser possível, que as mudanças cardiovasculares podem ser a base para as emoções, de forma bidirecional”, relata Bernardi.
O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, foi feito com 24 participantes, sendo 12 cantores experientes e 12 pessoas que não possuíam qualquer treinamento musical. Além disso, todas as pessoas tinham idades, etnias e educações parecidas, uma vez que a diferenciação desses fatores poderia gerar respostas diferentes.
Cinco faixas de música clássica e dois minutos de silêncio foram apresentados às pessoas, que estavam sendo analisadas com eletrocardiogramas e monitores para que fossem medidos itens como pressão do sangue, fluxo arterial cerebral e respiratório e estreitamento dos vasos sangüíneos na pele.
Os resultados foram interessantes. Os pesquisadores da Universidade Pavia descobriram que conforme aconteciam os crescendos um aumento gradual do volume e intensidade nas músicas, os vasos sangüíneos das pessoas se estreitavam, a pressão sangüínea subia, os batimentos cardíacos ganhavam velocidade e amplitude da respiração aumentava. Em cada faixa de música a porção do efeito foi proporcional à mudança no perfil musical. Quando aconteciam os decrescendos ou as pausas de dois minutos em silêncio, o corpo das pessoas relaxava, e todos os índices que haviam crescido, diminuíam.
Juntamente com as respostas do corpo aos crescendos e decrescendos, certas frases rítmicas musicais pareciam sincronizar com o ritmo inerente do coração. Essas frases, vindas de duas peças do compositor Verdi, tinham 10 segundos cada, tempo similar ao padrão de oscilação na pressão sangüínea. Essas respostas do coração não estavam relacionadas à emoção, e tampouco precisaram de qualquer mudança na respiração para acontecerem.
De acordo com o site TG Daily , vários outros estudos relacionados à música já foram feitos, e mostram que ela pode diminuir o stress, aumentar a performance atlética de uma pessoa e aumentar as habilidades motoras de pacientes com problemas neurológicos. “O que estamos aprendendo com os estudos atuais e anteriores é que alternar entre músicas rápidas e lentas pode ser potencialmente mais eficaz”, disse Bernardi.
Um resultado como esse pode provar quer a música pode ser utilizada em terapias para doenças cardíacas ou problemas de pressão alta, noticiou o site Forbes . “O perfil da música (crescendo ou decrescendo) é continuamente rastreado pelos sistemas cardíaco e respiratório. Isso fica evidente quando a música é rica em ênfases, como nas óperas”, ressaltou Bernardi. “Essas descobertas aumentam nosso entendimento de como a música pode ser utilizada em medicina de reabilitação”, completa.
www.geek.com.br

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson

Michael Jackson sofre parada cardíaca e morre em Los Angeles aos 50 anos
O cantor e compositor Michael Jackson, 50, morreu na tarde desta quinta-feira (25), após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles. Segundo o jornal "Los Angeles Times", os médicos do hospital da Universidade da Califórnia confirmaram a morte do cantor, que teria chegado ao local em coma profundo.

De acordo com o jornal, Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram a sua residência, em Holmby Hills, por volta das 12h20 (horário local). Michael recebeu uma massagem cardiopulmonar ainda na ambulância e seguiu direto ao hospital da Universidade da Califórnia, que fica a dois minutos da casa do cantor. O cantor estava preparando sua volta aos palcos para uma série de 50 shows em Londres, a partir do dia 13 de julho, com ingressos esgotados.
Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana. Quinto filho do metalúrgico Joe Jackson, Michael mostrou seu talento para a música e para a dança muito cedo. Ele começou sua carreira nos anos 60, aos cinco anos, com o grupo Jackson 5, formado também pelos seus quatro irmãos mais velhos. Desde a pré-adolescência, quando a banda lançou os primeiros discos, o cantor se tornou uma das figuras mais conhecidas e adoradas da música norte-americana.

O estouro solo veio em 1979, com o quinto disco dele, "Off The Wall", que, graças a uma empolgante e original mistura de disco, funk e pop, abriu caminho para o que o cantor viria a se transformar nos anos seguintes.
Na década de 1980 lançou dois de seus melhores discos, "Thriller", de 1982, e "Bad", de 1987, e consolidou a posição de superastro. Foi aí também que surgiu a imagem de um artista de hábitos e atitudes cada vez mais estranhos. É o exemplo perfeito de criança-prodígio que, cada vez mais famosa e idolatrada, acaba por criar um mundo próprio distante da realidade.
Ao mesmo tempo em que batia recordes de vendas com "Thriller" --que segundo o livro "Guiness" vendeu entre 55 milhões (segundo a gravadora Sony e a associação de gravadoras dos EUA) e mais de 100 milhões de cópias (de acordo com empresários do cantor)--, colocava sucesso atrás de sucesso nos primeiros lugares das paradas e lançava moda entre os adolescentes de todo o mundo com suas roupas e coreografias, em especial o "moonwalk".

Mas Michael era motivo de especulações pela sua postura infantilóide, modificações profundas em seu rosto e branqueamento de sua pele. Nos anos 80, dizia-se até que o cantor dormia em uma câmara hiperbárica para retardar o envelhecimento.

A partir do início dos anos 90, os fatos sobre sua vida particular já chamavam muito mais atenção do que sua música --que, diga-se, nunca mais repetiu a genialidade da trilogia "Off The Wall", Thriller" e "Bad". Por mais que lançasse discos de modo superlativo, como o fez com "Dangerous", em 1991, o que atraía o público eram as histórias sobre o megalômano rancho Neverland, na Califórnia, e a preferência do cantor por estar sempre acompanhado de crianças, entre elas o então ator mirim Macaulay Culkin, astro do filme "Esqueceram de Mim".
Foi na década de 90 que surgiu o caso que abalaria a carreira e a vida de Jackson. Em 1993, o cantor foi acusado de ter molestado sexualmente um menor de idade. Segundo relatos da época, Jackson fez um acordo milionário com a família da suposta vítima fora dos tribunais em 1995. Nos anos seguintes, se casaria com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie, e com a enfermeira Debbie Rowe, mãe de dois de seus três filhos. O cantor se apresentou ao vivo no Brasil em 1993 e voltou ao país em 1996 para gravar o clipe da canção "They Don't Care About Us" no Rio de Janeiro e na Bahia com o grupo Olodum.

Sem lançar disco desde 2001, quando gravou "Invincible", nos últimos anos Jackson foi notícia graças ao julgamento pelo qual passou entre 2004 e 2005, também acusado de ter molestado um menor em 2003. Absolvido das dez acusações, logo após o julgamento o cantor passou por uma temporada de exílio no Barein, como convidado da família real do país. Em reconhecimento a sua carreira, em 2002 foi eleito o artista do século pela premiação American Music Awards.

Michael reeditou em 2008 o clássico "Thriller", que traz a participações de nomes atuais como Will.i.am e Akon, e colocou uma nova compilação nas lojas, "King of Pop". Em março de 2009, anunciou sua volta aos palcos com uma temporada de 50 shows em Londres, que começaria em 13 de julho e seguiria até fevereiro de 2010.

A demanda pelos shows foi tão grande que dezenas de apresentações extras foram acrescentadas, ao mesmo tempo em que centenas de ingressos surgiram em sites de leilão online como o eBay, em meio a críticas à maneira como as vendas estão sendo feitas. Segundo cálculos da Billboard, o cantor poderia levar para casa mais de 50 milhões de dólares com os shows.

Em maio deste ano, surgiu também um boato de que Jackson estaria sofrendo câncer de pele. Segundo o The Sun, os médicos haviam diagnosticado sinais da doença em seu corpo e células que poderiam provocar câncer de pele no rosto, mas a notícia foi desmentida logo em seguida.

Uma produtora de shows norte-americana queria proibir que Michael Jackson voltasse aos palcos e ameaçava seu retorno. A AllGood Entertainment Inc, de Nova Jersey, alegava que tinha contrato com o cantor para que ele não se apresentasse até 2010. Os assessores do artista, no entanto, não se preocuparam com a possibilidade de uma ação judicial que criasse obstáculos aos shows.

Jackson ainda é o "Rei do Pop" para sua legião de fãs, apesar de seu comportamento e de sua aparência por vezes bizarros nos últimos anos. Ele já vendeu em torno de 750 milhões de discos, ganhou 13 Grammy e é visto como um dos maiores artistas pop de todos os tempos.

Fonte: Uol

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Preciso Me Encontrar

Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar
Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer, quero viver...

Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar...

Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Quando eu me encontrar...

Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer, quero viver...

Deixe-me ir
Preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir prá não chorar...

Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Quando eu me encontrar
Quando eu me encontrar
Quando eu me encontrar
Depois que eu me encontrar
Quando eu me encontrar
Depois, depois
Que eu me encontrar
Quando eu me encontrar
Depois, depois
Depois que eu me encontrar...

Candeia

sexta-feira, 5 de junho de 2009

EU SEI, MAS NÃO DEVIA

EU SEI, MAS NÃO DEVIA

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que
não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para
fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas.
E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à
medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar
o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode
perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do
trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e
dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra,
aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita
não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz,
aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A
sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando
precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para
ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para
pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez paga mais. E a
procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas
em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios.
A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser
instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de
cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz
natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte
dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a
hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando
não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá.
Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se
a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o
trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de
semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito
porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se
acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta,
para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se
gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

Marina Colasanti

terça-feira, 26 de maio de 2009

Diz que fui por ai

Se alguém perguntar por mim
Diz que fui por aí
Levando o violão embaixo do braço
Em qualquer esquina eu paro
Em qualquer botequim eu entro
Se houver motivo
É mais um samba que eu faço
Se quiserem saber se volto
Diga que sim
Mas só depois que a saudade se afastar de mim
Tenho um violão para me acompanhar
Tenho muitos amigos, eu sou popular
Tenho a madrugada como companheira
A saudade me dói, o meu peito me rói
Eu estou na cidade, eu estou na favela
Eu estou por aí
Sempre pensando nela

Ze Ket

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Eu quero uma casa no campo

22/05/2009 - 07h52
Morre o músico Zé Rodrix, aos 61 anos, em São Paulo

O cantor e compositor Zé Rodrix, 61, morreu na madrugada desta sexta-feira (22), em São Paulo. O músico se sentiu mal em casa e foi levado às pressas ao Hospital das Clínicas. O hospital ainda não confirmou a causa da morte.


A assessoria de imprensa do hospital afirma que o músico deu entrada às 0h30 e morreu às 0h45. A causa da morte ainda não foi informada.

Rodrix, cujo nome de batismo é José Rodrigues Trindade, apareceu para o grande público em 1967, em um festival da Record.

Sua carreira ganhou destaque nos anos 70, quando trabalhou com o grupo Som Imaginário --banda criada para acompanhar uma turnê de Milton Nascimento-- e ao lado dos músicos Sá e Guarabyra. O trio se transformou em ícone do chamado "rock rural".

Entre as canções mais famosas de Zé Rodrix estão "Casa no Campo", famosa na voz de Elis Regina, "Mestre Jonas" e "Soy Latino Americano".

Nas décadas de 80 e 90, Rodrix abandonou a carreira musical para se dedicar à publicidade.

Em 2001, voltou a se reunir com os companheiros Sá e Guarabyra para uma apresentação do "Rock in Rio". No mesmo ano, o trio lançou um DVD ao vivo, reunindo seus maiores sucessos: "Sá, Rodrix & Guarabyra: Outra Vez Na Estrada - Ao Vivo".

Fonte: Folhaonline

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CURSO RÁPIDO DE VÓZ E VIOLÃO


APRENDA A TOCAR VIOLÃO COM RAPIDEZ E SEM COMPLICAÇÃO: ENTRE EM CONTATO COM O PROF. FER PELOS TELEFONES: 2562-0077 OU 9390-5460 OU AINDA PELO E-MAIL: ferreiraafs@hotmail.com


sábado, 21 de março de 2009

Globalização e exclusão

A exclusão social é uma seqüela imparcial do processo de internacionalização dos negócios financeiros nos paises em desenvolvimento. Também foram internacionalizadas as dificuldades das camadas menos favorecidas no tocante a ascensão social e aos pré-requisitos para o mercado de trabalho. Como fruto da globalização observa-se todos os dias um excessivo aumento das exigências para um futuro profissional promissor, mesmo em setores com tarefas desprovidas de complexidade. Ter fluência em duas línguas incluindo o inglês, são requisitos cobrados de pessoas com educação de nível médio e com dificuldade para se expressar na língua pátria, resultado de um ensino inadequado e carente de recursos mesmo em escolas conhecidas como destaques no preparo educacional.
A disputa por vagas nas empresas, também se globalizou, hoje existe concorrência entre pessoas naturais de um pais com estrangeiros em pé de igualdade para cargos mais almejados e melhor remunerado.
A desigualdade social causadora de achatamentos salariais transforma profissões pretendidas anteriormente em desilusões profissionais.
O efeito globalização que muda o mundo piora a situação de alguns paises em aspectos específicos como qualidade de vida e nível educacional.
O incentivo a leitura, o estimulo a pesquisa, marketing pessoal e profissional, tudo isso é oferecido ao jovem de hoje de forma insuficiente para a formação e preparo para um mundo globalizado.
A proposta latente para amenizar o descontrole é a inversão de valores, a inserção de novos conceitos, melhor distribuição de renda, maior participação da base da pirâmide social no planos governamentais para o equilíbrio de um novo mundo em um novo tempo.

sábado, 14 de março de 2009

IRMÃOS DA LUA

Somos todos irmãos da lua
Moramos na mesma rua
Bebemos no mesmo copo
A mesma bebida crua
O caminho já não é novo
Por ele é que passa o povo
Farinha do mesmo saco
Galinha do mesmo ovo
Mas nada é melhor, que a água
A terra é a mãe de todos
O ar é que toca o homem
E o homem maneja o fogo
E o homem possui a fala
E a fala edifica o canto
E o canto repousa a alma
Da alma depende a calma
E a calma é irmã do simples
E o simples resolve tudo
Mas tudo na vida às vezes
Consiste em não se ter nada

Renato Teixeira

sábado, 3 de janeiro de 2009

Desmatamento

Enem 2008
AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO E APLICAR PESADAS MULTAS ÀQUELES QUE PROMOVEREM DESMATAMENTOS NÃO-AUTORIZADOS.

Ferreira
31/08/2008


Primeiro era uma civilização primitiva acostumada com os prazeres, vantagens e benefícios que uma vida cem por cento adaptadas aos recursos naturais pode oferecer. O envolvimento constante e ininterrupto com a manutenção e conservação do meio ambiente, proporcionava as civilizações indígenas excelente qualidade de vida, pois suas atividades dentro da floresta, obedeciam a um ciclo de desenvolvimento vital para homens, animais e vegetais. O índio era parte do quadro natural de um complexo de recursos que estavam presentes em tudo que se relaciona com os quatro elementos fundamentais a vida e essenciais para o equilíbrio do eco-sistema, que são: água, terra, fogo e ar.
Vitimada pelo pacote de fatores excessivamente desfavoráveis a sua sobrevivência e altamente prejudicial para a evolução da consciência humanitária, a civilização indígena foi incapaz de enfrentar o desafio de se opor a ganância pelo poder financeiro, religioso, político, tecnológico, cientifico e inter-cultural que estava entranhado na fúria de seus invasores.
O meio ambiente também é incapaz de proteger-se desta fúria, porém reage das formas mais preocupantes que se pode imaginar trazendo conseqüências catastróficas como: seca, inundação, terremotos, ciclones, tufões, geadas e toda sorte de desequilíbrio que se constitui em tragédias naturais.
O desmatamento é um dos fatores contidos no pacote de devastação. Como disse Vital Faria (musico paraibano) “pois mataram o índio que matou poceiro que matou grileiro disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro roubou seu lugar”.
Além de ações urgentes para a conscientização da população mundial sobre a importância da preservação da floresta e do meio ambiente, multar seria algo razoável para o inicio do processo de regressão do avanço destrutivo e descontrolado que pode despejar a raça humana do planeta terra.

Ferreira

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O desafio

O desafio de se conviver com a diferença

A sociedade contextualizada em diversas civilizações reconhece e incentiva os vários tipos de manifestações culturais, políticas e religiosas no planeta. De pólo a pólo na terra convive-se com as mais diferentes formas de pensamento e comportamento individual e coletivo.
Embora tudo isso seja afirmações constatadas através de inúmeros canais científicos, existe um grande paradóxo neste quadro, que se visualiza através dos tempos e épocas.
Ao mesmo tempo que seres humanos toleram a existência da diversidade racial, em todo o tempo ouvimos noticias de ocorrências violentas que envolvem situações de racismo. Da mesma forma somos atacados todos os dias por noticias de situações que envolvem intolerância pela opção sexual de homens e mulheres no mundo inteiro.
Na historia da humanidade apenas um exemplo de força e perseverança e fé, foi capaz de vencer o desafio de se conviver com a diferença em todos os níveis imagináveis, Jesus Cristo conviveu com todos os tipos de homens e mulheres, transitou em todas as linhas filosóficas, políticas e religiosas. Respeitou e amou a todos e rompeu com todas as barreiras do tempo, permanecendo até hoje, a sua lição para se vencer todos os desafios.
O amor...

Adilson Ferreira Dos Santos
(Enem 2007)

Ivanira, de Adilson Ferreira

IVANIRA
Ferreira

Imagem penetrante e poderosa
Vigiando todos os meus sentidos
Anjo voraz de movimento sutil
Nuvem de alegria envolvente e sedutora
Inspiradora mulher da minha oração
Rastreadora de emoções e desejos
Amor da minha vida

Carísma, de Adilson Ferreira

CARISMA
Ferreira

NEM A NOITE TEM TANTO MISTERIO
NEM O SOL BRILHA TANTO ASSIM
MAGESTOSO FEITO MEU CASTELO
DE PÚRPURAS E MANDARINS

E A CORTINA QUE ENVOLVE TEU VULTO
QUANDO ABRE ATRÁS DE MIM
REFLETE-TE NO MEU CABELO
COM ZELO DE COLIBRI

HABITA MEU REINO DE SONHOS
AQUECE MEU DOM DE FALAR
FAROLEIRO SOBRE TEU CAVALO
CLAREIA AS ONDAS DO MAR

EMBALA-ME TEUS OLHOS MAROTOS
TEU CANTO DE SERAFIM
NA SENDA DO MEU DESTINO
QUERO SER MENINO SEMPRE A RELUZIR

O SAPO VERDE ABACATE, de Adilson Ferreira

DEBAIXO DA PONTE
DENTRO DA PEDRA
HÁ UMA FONTE
MEU OLHO QUE VÊ
UM OLHO QUE ME VÊ
QUIETO, MELADO E COM PINTAS
A PEDRA SE MOVE
E A UMIDADE DO MATINHO QUE VIVE NA CERA DO BARRANCO ME ASUSTA
ENTÃO EU ME ENCOLHO NO BARULHO DAS ÁGUAS
E O VERDE DA PEDRA DORME NO MEU BARULHO
O VERDE TAMBÉM ME ASUSTA
E AS VEZES ACALMA
QUANDO VEJO O AZUL DE DOIS OLHOS NO VERDE
SINTO UM GOSTO DE ABACATE...

Fer